O câncer endometrial se dissemina por extensão direta. A invasão miometrial profunda e o envolvimento do colo do útero estão associados a um alto risco de metástases nos linfonodos pélvicos.
O fundo uterino drena em direção aos anexos e ligamentos do infundíbulo pélvico; o útero médio e inferior drena na base do ligamento largo em direção à parede lateral pélvica. As regiões nodais em risco são: obturador, ilíaca externa, ilíaca interna, ilíaca comum, e para-aórtica.
É raro encontrar nódulos para-aórticos positivos na ausência de nódulos pélvicos positivos.
Os pulmões são o local mais comum de envolvimento metastático a distância.
Fatores Prognósticos
Invasão miometrial e grau histológico
Aumento do grau tumoral e da invasão miometrial estão associados com risco crescente de metástases linfonodais pélvica e para-aórtica, assim como com recidiva local e propagação hematogênica.
Histologia tumoral
Os tipos histológicos classificados como de melhor para o pior prognóstico são: adenocantoma, adenocarcinomas, carcinomas adenoescamosos, carcinomas de células claras, carcinomas serosos papilíferos, e carcinomas de células pequenas.
Invasão do espaço vascular
A invasão do espaço vascular é um fator prognóstico independente para recorrência e morte de carcinoma endometrial para todos os tipos histológicos.