Os sinais e sintomas específicos para CPPC, incluindo suas síndromes paraneoplásicas. A síndrome endocrinológica mais comum é a síndrome associada à secreção inadequada de hormônio antidiurético (SIADH)
Peptídeo natriurético atrial (ANP) pode produzir natriurese, hipotensão e hiponatremia; achados físicos de miastenia gravis como sintomas podem indicar a síndrome de Eaton-Lambert, hormônio adrenocorticotrófico ectópica (ACTH), que resulta em sintomas da síndrome de produção cushingóides e, normalmente, indica mau prognóstico. A maioria dos CPPC associados com síndromes paraneoplásicas responde à terapia.
Exame bioquímico
Hemograma completo, bioquímica básica do sangue e provas de função hepática e renal. Fosfatase alcalina, desidrogenase láctica (DHL) e taxa de sedimentação de eritrócitos (VHS).
Imagem
A tomografia computadorizada do tórax e abdome superior é necessária para avaliar a extensão da doença.
Ressonância magnética ou tomografia computadorizada do cérebro e cintilografia óssea são indicadas em todos os casos para descartar metástases nestes locais.
Os locais mais comuns de metástases distantes incluem fígado (62%), suprarrenais (42%), cérebro (40%) e osso (37%). Embora o CPPC seja ávido para captação de fluorodeoxiglicose (FDG), atualmente PET-Scan não é recomendado de rotina para o estadiamento.
Mesmo o PET sendo mais sensível e específico do que a TC para avaliar metástases não cerebrais em uma série retrospectiva, o subestadiamento ocorreu em menos de 10% dos casos quando o PET é usado.
Estadiamento
O sistema do Veterans Affairs com duas categorias para o estadiamento é amplamente utilizado pela sua simplicidade.
Doença limitada
Definida como a doença confinada ao hemitórax ipsilateral e dentro de um único portal de radioterapia (correspondente em parte ao estadio TNM I até IIIB). Na apresentação 30-40% têm doença em estadio limitado.
Doença extensa
Definida como a doença metastática evidente fora do hemitórax ipsilateral. Na apresentação 60-70% dos pacientes têm estadio extenso.
A International Lung Cancer Study Group (ILCSG) modificou esse sistema de estadiamento da seguinte forma. Nódulos linfáticos mediastinais contralaterais que podem ser tratados com um campo de RT razoável. Derrames pleurais benignos também estão incluídos no estadio limitado da doença. Todas as outras circunstâncias, que não essas descritas acima, são consideradas como doença extensa.